alicate-amperímetro-ITADTVM9002

O que é e como usar o alicate amperímetro?

Muito prático para medir correntes de voltagens moderadas, o alicate amperímetro é um instrumento de medição de corrente. Entenda como ele funciona e saiba como ele se diferencia do multímetro.

O alicate amperímetro é um instrumento muito utilizado para medir a corrente elétrica de forma segura e prática, sendo uma ferramenta essencial para o dia a dia de qualquer eletricista. 

Quer entender o que é esse dispositivo, como usá-lo e qual a diferença dele para o famoso multímetro? Continue lendo!

O que é alicate amperímetro?

A principal característica do alicate amperímetro é conseguir medir o campo induzido através da corrente que passa em suas pinças sem ter contato direto com o circuito. Por essa razão, ele é um dos instrumentos de medição de corrente elétrica mais seguros e práticos.

Seu uso ideal é para medir voltagens moderadas, de até 480 V, e para aplicações de correntes. Para realizar a mensuração, é necessário apenas que haja um condutor de corrente elétrica entre as suas pinças. 

Mas é importante mencionar que um bom alicate amperímetro necessita ter uma resistência inferior ao circuito, porque só assim é possível que a corrente elétrica passe através das pinças do dispositivo para se ter uma medição precisa. 

Vale também destacar que esse instrumento pode medir tanto correntes elétricas contínuas como correntes alternadas, sendo, portanto, muito versátil.

Qual a diferença entre alicate amperímetro e multímetro?

Assim como o alicate amperímetro, há outro instrumento capaz de medir correntes: o multímetro.

O multímetro é um aparelho de medição que pode ser usado em diferentes situações pois é uma solução para medir diferentes grandezas elétricas. Ele também pode funcionar como ohmímetro, por exemplo. Não é à toa que é uma das ferramentas de medição mais comuns que vemos por aí. 

No entanto, os multímetros suportam medir correntes de até 10 A. Alguns modelos suportam medições de 20 A, mas são raros. Isso restringe um pouco o seu uso. Ao contrário deles, os alicates amperímetros conseguem medir correntes maiores, na faixa de dezenas ou centenas de amperes.

Outra diferença entre ambos é que o processo de mensuração com multímetros demanda o seccionamento dos condutores para que a corrente elétrica possa passar no aparelho. Se for desejado fazer a medição sem contato, o recomendado é usar o alicate amperímetro.

Como usar um alicate amperímetro?

Antes de iniciar a medição, verifique se o alicate está em perfeitas condições de segurança. Se ele estiver com qualquer defeito, você poderá levar choques durante o processo.

Considerando que esteja tudo certo, para utilizá-lo você precisa:

  1. Deixar o circuito sem energia elétrica, por segurança tanto do aparelho como do próprio usuário;
  2. Isolar o fio que terá sua corrente elétrica medida;
  3. Colocar as pinças do alicate amperímetro no fio;
  4. Configurar o dispositivo de leitura de acordo com o tipo de corrente (alternada ou contínua) e checar a faixa em miliampères ou ampères;
  5. Ligar mais uma vez o circuito. Nesse momento, a corrente será mostrada no display;
  6. Desligar a energia do circuito e desmontar o que foi feito.

Dicas de segurança

Para preservar a saúde do aparelho e a sua segurança, tome alguns cuidados. 

Primeiramente, não utilize o alicate amperímetro em equipamentos e circuitos com alto nível de tensão ou frequência. Em segundo lugar, não guarde o dispositivo em lugares úmidos ou muito quentes, pois isso pode danificar o aparelho.

Por fim, não esqueça de checar de tempos em tempos se o fusível de proteção da ferramenta está em boas condições de conservação. Isso é extremamente necessário, pois muitas falhas podem ser resolvidas apenas com essa precaução.

Modelos de alicate amperímetro

Quer conferir modelos de alicate amperímetro disponíveis no mercado? Acesse agora mesmo nossa loja virtual!

Fale Conosco no WhatsApp