tensao-de-medicao-do-verificador-do-trabalho-do-coordenador-do-eletricista

A importância da calibração dos instrumentos de medição

A calibração de instrumentos de medição nada mais é do que uma comparação entre uma medida conhecida e a medida a ser usada em seu instrumento. Normalmente, a precisão do padrão deve ser  melhor do que a do dispositivo de medição que está sendo testado. 

A calibração dos instrumentos de medição tem dois objetivos principais, o primeiro é verificar a precisão do instrumento e determinar a rastreabilidade da medição. Na prática, a calibração também inclui reparo do dispositivo em determinados casos, se estiver fora de calibração. Um relatório é fornecido pelo especialista em calibração, que mostra os resultados das medições e os desvios em relação aos padrões. 

Como, onde e por que fazer a calibração dos instrumentos de medição 

Todos os instrumentos de medição, tais como medição de, pressão, temperatura, gases e eletricidade, devem ser calibrados com alguma escala-padrão em intervalos regulares, conforme especificado pelo fabricante.

Com o passar do tempo, a precisão destes dispositivos de medição diminui, geralmente pelo próprio uso do aparelho. Para ter certeza de que os resultados estão sendo medidos, existe a necessidade contínua de fazer a calibração de instrumentos de medição durante toda a sua vida útil, para medições confiáveis e precisas de forma contínua.

O objetivo da calibração de instrumentos de medição é minimizar qualquer incerteza de medição, garantindo a precisão do equipamento de teste e ter a certeza de que as leituras sejam consistentes com outras medições. A calibração quantifica e controla erros ou incertezas nos processos de medição para um nível aceitável.

Sem obter dados quantitativos, não há como se manter a qualidade. A medição precisa é a maneira mais eficaz de evitar reparos dispendiosos ou mesmo danos. Isso se aplica, em particular, ao contexto de padrões internacionais para sistemas de gerenciamento de qualidade (por exemplo, ISO 9000 e ISO 17025).

Existem diferentes métodos ou técnicas de calibração e isso vai depender se a calibração é de rotina ou para fins especiais, quando se deseja uma calibração altamente precisa dos instrumentos. 

A calibração de instrumentos de medição é realizada em laboratório com instrumentos específicos que são mantidos em ambientes altamente controlados, com ar condicionado, para que sua escala não mude com as mudanças atmosféricas externas.

Quando deve acontecer a calibração de aparelhos de medição?

ITHY120KVDC

Um aparelho de medição deve ser calibrado:

  • De acordo com a recomendação do fabricante;
  • Após qualquer choque mecânico ou elétrico;
  • Periodicamente (anualmente, trimestralmente, mensalmente).

É importante citar que os custos da falta de calibração pode ser muito mais altos do que o investimento em manutenções preventivas.

A calibração de instrumentos de medição é de vital importância e permite que usuários e empresas tenham confiança nos resultados obtidos através do monitoramento.

Exemplos de instrumentos muito usados que precisam dessa calibração com frequência.

Conforme citamos, todos os instrumentos de medição tendem a perder a qualidade tanto pelo mal uso, quanto por condições ambientais ou até mesmo danos no equipamento.

Conheça exemplos onde a calibração de instrumentos de medição é vital para o seu bom funcionamento:

Estabelecer um programa de calibração de instrumentos de medição com critérios rigorosos são fundamentais e a frequência deve ser estabelecida como um procedimento padronizado. 

Contar com um fornecedor especializado, com laboratórios eficientes que possam contemplar os critérios para a calibração e manutenção dos aparelhos é fundamental e a Instrutemp é a escolha certa para que você possa realizar a  calibração de instrumentos de medição para o seu negócio.

Consulte nosso portfólio de serviços de calibração de instrumentos de medição disponíveis em nosso site e solicite o seu orçamento ainda hoje!

Fale Conosco no WhatsApp