ITSDL90_dosímetro-de-ruído

O que é e como funciona um dosímetro?

Diariamente, lemos sobre os avanços da automação industrial. Toda essa robotização acarreta uma mudança grande na rotina dos trabalhadores que antes costumavam a ficar em um único local durante seu turno de trabalho. Agora, esses mesmos funcionários se deslocam entre uma estação de trabalho e outra, se expondo a ruídos mais frequentemente.

Neste cenário, surge um equipamento que se tornou indispensável: o dosímetro de ruído. Eles passaram a desempenhar um papel muito importante na avaliação de ruído de diferentes ambientes. Entenda mais sobre o seu uso e como ele funciona

Entenda como Funciona o Dosímetro de Ruído 

A única maneira de monitorar com precisão a exposição de um indivíduo ao ruído é usando um dosímetro de ruído. Um decibelímetro, por exemplo, é um medidor de nível de som que permite fazer mensurações apontando para a fonte de ruído. Repetindo este exercício para todas as operações que um funcionário realiza durante o dia, dá para imaginar a quantidade de números que você teria que anotar. Isso pode levar horas de cálculos para executar e nem sempre resultará em medições precisas.

Existem ainda os casos em que é difícil se aproximar com um decibelímetro, como no caso de motoristas de empilhadeiras, ou quando trabalhadores estão expostos a muitos níveis de ruído diferentes. São nestes casos em que um dosímetro de ruído se torna o aparelho mais recomendável. 

Outra característica útil dos dosímetros é que eles registram todo os dados de ruído para que, quando forem transmitidos a um computador, o histórico do ruído possa ser visualizado. Isso permite analisar quando e onde ocorrem exposições a ruídos altos. 

O que considerar ao planejar a medição de ruído?

Antes de fazer medições com um dosímetro de ruído, é importante determinar quais informações se pretende extrair e, para isso, a pessoa que faz a medição deve entender:

  • O objetivo da medição: conformidade com regulamentos de ruído, prevenção de perda auditiva, controle de ruído, perturbação causada na região, bairro, vizinhança, etc;
  • As fontes de ruído e horários em que os equipamentos estão operando;
  • O padrão temporal do ruído – contínuo, variável, intermitente, impulso;
  • A localização das pessoas que estão expostas ao barulho;
  • Plano de ação, se for necessário.

Outro aspecto bastante importante é determinar os níveis permitidos ou aceitáveis de exposição pessoal ao ruído. Aqui na Instrutemp, você encontra diversos modelos de dosímetro de ruído para o seu negócio.

Para ter um relatório preciso, é fundamental que o aparelho esteja calibrado para que o dosímetro de ruído funcione de forma perfeita. Anualmente, ele deve ser calibrado por uma empresa certificada que atenda aos padrões internacionais de qualidade.

Como ter a garantia de uma medição eficiente?

As medições do ruído dependem das diretrizes e normas em vigor em cada país. Mas antes de medir o impacto ou o ruído de impulso, você deve garantir que o equipamento tenha a capacidade de medir esse tipo de ruído e que ele está devidamente calibrado.

Por exemplo, o calibrador de dosímetro de ruído ITCAD 5000 da Instrutemp funciona como um um calibrador de decibelímetro e dosímetro portátil com dois níveis de pressão sonora e fabricado conforme a norma IEC 942 classe 1. Este aparelho pode ser usado em todos os nossos modelos de Decibelímetros, podendo ser usado também em outros modelos com ponderação A, B, C ou D tipos 1 ou 2.

Normalmente, são necessárias medições dos níveis de pico de ruído, juntamente com o número real de picos, ou a porcentagem de dose ou níveis sonoros equivalentes. Em ambientes industriais, geralmente há um ruído de fundo considerável, além dos ruídos que estão sendo medidos. 

Modelos disponíveis no mercado

O dosímetro de ruído fornece informações valiosas usando dados do histórico de tempo registrados que mostram exatamente quando e onde a exposição específica ao ruído ocorreu. Esses detalhes permitem a implementação de controles adequados para evitar danos auditivos, que é o verdadeiro objetivo final de qualquer pesquisa de ruído.

Que tal aproveitar para conferir alguns dos melhores modelos de dosímetro de ruído disponíveis no mercado? Acesse agora mesmo nossa loja onlineA Instrutemp tem sempre o melhor equipamento de medição para o seu negócio!

Fale Conosco no WhatsApp