estação-meteorológica-ITWH1100

Você sabe o que é uma estação meteorológica?

É sabido que o clima está se alterando rapidamente no mundo inteiro e já não se pode mais prever com tanta precisão algumas condições de acordo com o período do ano, já que diversos fatores têm acarretado mudanças climáticas.

Felizmente, temos a tecnologia à disposição para viabilizar essas previsões. O avanço tecnológico nos permitiu prever as condições climáticas em um período específico através de uma estação meteorológica e ela tornou-se essencial para algumas empresas, incluindo aquelas envolvidas com construção, agricultura e recreação.

Inúmeros fatores podem influenciar as condições climáticas ou atmosféricas. As estações meteorológicas foram especialmente projetadas para esse fim. Como o estado da atmosfera está diretamente relacionado à temperatura e pressão do ar, conhecer a temperatura e a força do ar pode nos dar uma visão poderosa sobre o clima ao nosso redor.

Hoje, é possível encontrar uma estação meteorológica em um único dispositivo integrado, com vários sensores e dispositivos que trabalham juntos, mas de maneiras específicas para transmitir dados adequados e precisos das variáveis ​​meteorológicas. Não é fácil para pessoas leigas entenderem o princípio de funcionamento dessas unidades.

Para que você possa se familiarizar mais com este tipo de dispositivo, é muito importante que você conheça os componentes de uma estação meteorológica e também a maneira como eles funcionam. 

Quais são os instrumentos que operam em uma estação meteorológica?

As estações meteorológicas são projetadas para coletar e registrar dados sobre as condições climáticas em seu ambiente. Eles não podem mudar o clima, apenas fazem um diagnóstico das condições climáticas em uma determinada região. Para ter a medição de todos os dados importantes, estes são os principais instrumentos utilizados:

Termômetro

O termômetro é a unidade básica de uma estação meteorológica. Funciona como um sensor de temperatura e transmite os dados para o console central. 

Como qualquer outro termômetro, o sensor de temperatura na estação meteorológica detecta o tipo de temperatura na atmosfera e a converte em um dado compreensível.  Além do termômetro interno localizado no console da estação meteorológica, existe outro sensor de temperatura do lado de fora, que transmite dados para a unidade central.

Alguns sensores funcionam com baterias e outros trabalham com energia solar. O sensor de temperatura externa funciona com mais precisão se estiver alojado dentro de uma boa proteção contra radiação.

Higrômetro

O higrômetro é o sensor de umidade. A umidade desempenha um papel importante no clima e é necessário ser atualizado com a umidade presente no ar. 

O higrômetro é geralmente colocado ao lado do sensor de temperatura. Esse sensor consiste em uma camada de polímero dielétrico com um eletrodo fino de metal, através do qual as moléculas de água são absorvidas pelo ar, causando uma alteração e indica a alteração específica na umidade relativa. O ponto de orvalho é calculado relacionando a umidade relativa e a temperatura que são detectadas pelo higrômetro e termômetro, respectivamente.

Barômetro

O barômetro é usado para medir a pressão barométrica ou pressão atmosférica do ar. Na estação meteorológica, ele possui a função de medir a pressão usando um coletor de força para determinar a tensão de uma força aplicada sobre uma área específica. Quando o estresse mecânico é aplicado, a mudança na resistência elétrica de um semicondutor ou metal é medida. A saída de tensão ou os dados são analógicos, porém convertidos para digital, que é exibido no console.

Anemômetro

Anemômetro é o sensor que transmite os dados de direção e velocidade do vento. Existem três tipos de anemômetros: anemômetro de copo com cata-vento, anemômetro de hélice e anemômetro sônico.

O vento que passa pelos espaços acelera ou diminui as ondas ultrassônicas. Dessa forma, as alterações nas ondas ultrassônicas são registradas pelo anemômetro e os dados de velocidade e direção do vento são finalmente transmitidos ao display.

Pluviômetro

O pluviômetro é o sensor de chuva que calcula a quantidade de chuva e transmite os dados. Este medidor de chuva possui um coletor que mede com precisão cada 0,01 polegada de precipitação, cada vez que o coletor de chuva em forma de balde é inclinado e a chuva é coletada. Geralmente ele possui uma malha para afastar insetos e outros detritos para  manter o medidor limpo e livre.

Os recursos de uma estação meteorológica podem variar bastante! Alguns instrumentos podem ser mais simples e outros mais complexos, tudo vai depender do tipo de projeto que você quer montar.

Na loja online da Instrutemp, você encontra estações meteorológicas completas, bem como os instrumentos que a compõem. Fale agora mesmo com a nossa equipe e receba ajuda para escolher o modelo mais adequado para o seu negócio.

Fale Conosco no WhatsApp