homem-mulher-trabalhadores-predio-vazamento-monoxido-carbono

Medidores de CO podem salvar vidas: entenda como funcionam

Difícil de detectar e tratar quando o dano é causado, o monóxido de carbono é conhecido como um assassino silencioso. Esse gás extremamente tóxico entra em casa ou em plantas industriais, através de uma ampla variedade de fontes aparentemente inofensivas.

Mesmo em pequenas doses, o monóxido de carbono pode ser prejudicial, causar danos permanentes ou nos piores casos até letal, se não for detectado rapidamente.

O que é monóxido de carbono?

O monóxido de carbono é um gás inodoro, incolor e insípido que é quase impossível de identificar sem um detector adequado. Ele é causado por combustíveis que não queimam completamente a gasolina, carvão, propano, gás natural, por exemplo. 

Esse combustível não queimado pode ser proveniente de secadores de roupas, aquecedores de água, fornos, fogões, uma lareira acesa ou um carro numa garagem fechada.

Importante dizer que qualquer aparelho onde ocorra queima de combustíveis tem o potencial de produzir monóxido de carbono em concentrações variadas, como por exemplo fornalhas, fornos e aquecedores com sistema de ventilação inadequado.

Quando o monóxido de carbono passa pelos pulmões e se une à hemoglobina, ele forma a carboxihemoglobina, impedindo que o sangue faça o transporte de oxigênio ao cérebro. Talvez o mais preocupante seja que, antes que os sintomas se tornem letais, eles podem aparecer como sintomas de gripe ou resfriado, como falta de ar, náusea ou dores de cabeça leves.

Uma maneira de controlar o ambiente contra exposição extrema ou moderada ao monóxido de carbono é ter medidores de CO como forma de segurança e prevenção de acidentes, seja em empresas ou em residências.

Como funcionam os medidores de monóxido de carbono?

Os medidores de CO medem a concentração de gás CO na atmosfera em partes por milhão (ppm). Ao detectar uma certa concentração de gás no ambiente, notificam o perigo. O monóxido de carbono pesa mais que o ar, o que significa que ele pode se depositar no chão. Um detector de gás CO2 soa um alarme, informando à equipe que existe um problema em potencial com vazamento do gás.

Esses dispositivos funcionam com um circuito integrado e possuem um sensor eletrônico de CO.

O alarme dos medidores são acionados quando detectarem um acúmulo de monóxido de carbono através de reação eletroquímica que produz corrente para acionar um alarme ou um sensor semicondutor que altera sua resistência elétrica na presença de CO. 

Em indústrias, altos níveis de monóxido de carbono fazem parte do processo fabril: indústria cervejeira, agricultura, construção, indústrias especializadas na produção de biocombustíveis são especialmente expostas. Os monitores de gás são uma necessidade no local de trabalho para proteger não apenas funcionários, mas também produtos e inventário. 

Como se proteger de um vazamento de monóxido de carbono

1 – Procure por atendimento médico

O atendimento médico imediato é importante para saber exatamente a gravidade da sua exposição. Mesmo 1% do monóxido de carbono (equivalente a 10.000 partes por milhão) diluído no ar é suficiente para matar uma pessoa em menos de dez minutos.

Se você estiver com pouco ou nenhum sintoma e o medidor de CO houver detectado um vazamento ainda que leve, não hesite em procurar por atendimento.

2 – Interromper a fonte do vazamento

Com os medidores de CO, é mais fácil identificar a fonte de vazamento. Os medidores ajudam bastante nesta etapa e se os níveis estiverem baixos ou você apresentar sintomas muito leves, desligue todos os aparelhos que possam contribuir para o envenenamento por monóxido de carbono. 

Não tente localizar o vazamento sem medidores de CO, pois a exposição pode ser muito perigosa.

3 – Ligue para o Corpo de Bombeiros

A coisa mais segura que você pode fazer ao procurar atendimento médico imediato é ligar para o corpo de bombeiros. O local deve ser desocupado até que o corpo de bombeiros chegue e possa controlar o vazamento.

Conte com a Instrutemp!

ITMCO1500

Os medidores de CO da Instrutemp monitoram com segurança e confiabilidade os riscos de um único gás em sua ampla variedade de modelos de gases tóxicos disponíveis. 

Em nosso site, estão à venda instrumentos como o medidor portátil de monóxido de carbono e o medidor multifuncional de CO e CO2. Não deixe de conferir!

Fale Conosco no WhatsApp