multímetro-instrutemp

Tudo que você precisa saber para usar um multímetro

O multímetro é um aparelho usado por profissionais que trabalham, principalmente, no setor industrial. Ele é capaz de medir diversos tipos de grandezas elétricas.

Assim, essa ferramenta é bastante usada em diversos ramos de atuação, sendo fundamental para o correto funcionamento e medição de correntes elétricas.

Confira agora tudo sobre esse instrumento, a fim de conhecer suas utilidades e entender se ele é o aparelho que você está procurando.

Boa leitura!

O que é multímetro?

O multímetro é um aparelho capaz de medir a tensão, resistência elétrica, corrente contínua ou alternada, por exemplo.

Através dele também é possível conhecer diversas grandezas elétricas, como temperatura, capacitância e frequência de sinais alternados.

A definição de que tipo de medição o equipamento precisa realizar é feita com o acionamento da chave rotativa do aparelho. 

Atualmente, existem dois tipos de multímetro: o digital e o analógico. Vamos conhecer as diferenças entre eles?

Analógico

O multímetro analógico apresenta o resultado de suas medições em um mostrador com escalas graduadas, funcionando através de um galvanômetro.

Assim, a sua leitura é baseada na força eletromagnética que existe em seu ponteiro. Este tem como objetivo interpretar o resultado da medição da tensão, corrente ou resistência.

Digital

O aparelho digital ou amplificador operacional, por sua vez, é um equipamento um pouco mais versátil. Seu visor é digital, composto por um cristal líquido. Ele é bastante utilizado em bancadas laboratoriais e em serviços de campo.

Além disso, ele também atua como voltímetro, ohmímetro, amperímetro, capacímetro, termômetro e frequencímetro, por exemplo.

Principais aplicações do multímetro

Um multímetro pode ser usado em diversas situações, sendo um aparelho bem prático. Assim, ele é uma ótima opção de solução em diferentes setores, possuindo o objetivo de medir diferentes grandezas elétricas.

Então, tudo o que você precisa fazer é conhecer suas possíveis aplicações, a fim de identificar se esse aparelho é o que melhor supre as suas necessidades. Assim, você tem a garantia de obter ótimos resultados durante um determinado serviço.

Em uma oficina mecânica, ele é capaz testar diversos componentes, como baterias, fusíveis, relés e bobina de ignição.

Na indústria, por exemplo, esse aparelho é fundamental para a manutenção porque, dessa maneira, auxilia o técnico na detecção do problema em questão de forma rápida e eficaz.

Já empresas de produtos eletrônicos, costumam usar um multímetro com o intuito de testar baterias, indutores, fusíveis e cabos. Além disso, também são feitas provas de circuitos e ajustes em vários equipamentos, como transmissores e amplificadores.

Quando o assunto é eletrônica digital e computadores, um multímetro é o instrumento de medição ideal. Com ele, é possível verificar sinais em placas, fontes e no-breaks, por exemplo.

Esse aparelho também tem uma enorme importância no teste de equipamentos, medindo variações de tensão, por exemplo.

Cuidados na operação

Você precisa tomar certos cuidados no momento de manusear o seu multímetro, a fim de manter a integridade física e do aparelho. Para isso, siga as seguintes dicas:

  • Se o seu objetivo é medir uma corrente elétrica, jamais ligue um amperímetro em paralelo com a carga em questão, pois pode ocasionar um curto-circuito;
  • Não coloque um voltímetro em série com a carga a ser medida porque a corrente elétrica será interrompida dessa forma;
  • Não meça o circuito ligado, a fim de não estragar o seu aparelho;
  • Sempre faça uso de equipamentos de segurança, como sapatos especiais e luvas.

Multímetro é com a Instrutemp!


Na Instrutemp, você encontra diversos modelos de multímetros. Nossa equipe está pronta para ajudar você a escolher o modelo mais adequado para o seu caso. 

Fale conosco ou conheça a nossa linha agora mesmo!

 

Tags:
Fale Conosco no WhatsApp